Saúde | Odontologia 

As Próteses completas de porcelana podem ser aplicadas em Campinas, através da Reabilitação Neuro Oclusal conhecida por RNO, que é um procedimento da área odontológica que busca prevenir, corrigir e recuperar a mordida correta. A aplicação precisa de no mínimo três consultas para que todo o processo possa ser realizado. As próteses substituem os dentes e restabelecem suas funções como a mastigação, estética, fonética, entre outras.

Dr. Eduardo Marques de Toledo Camargo nos estúdios para gravação do “Programa Mais Saúde”, na ITV Brasil, Itatiba/SP.

Praticamente só existem duas doenças odontológicas, a cárie dental e a doença periodontal (doença das gengivas). A Odontologia obtém excelentes resultados nos tratamentos das consequências das cáries dentárias, inclusive para prevenir o seu aparecimento. Um bom dentista pode garantir ao seu paciente a conservação de seus dentes por toda sua vida tratando das causas e consequências da doença cárie. Já em relação à doença periodontal é um pouco diferente. Apesar dos avanços da periodontia, especialidade da odontologia que cuida desta doença, não é possível que um bom dentista garanta a permanência dos dentes dos seus pacientes que sofrem deste mal. Se formos razoavelmente honestos, só garantiremos a permanência dos dentes de nossos pacientes se estes não tiverem uma vida longa. Diz o Dr. Eduardo Marques de Toledo Camargo, formado pela Puccamp é Especialista em Radiologia. 

Brincadeiras à parte, este foi o desafio que motivou nosso saudoso Dr. Planas, prevenir a doença periodontal. A este conjunto de tratamentos foi denominado por ele de Reabilitação Neuro-Oclusal (RNO), completa o doutor.

Doutor Planas – Pedro Planas é Doutor em Medicina e cirurgia, odontólogo, ex-professor de prótese das Faculdades de Medicina de Madri e Barcelona. Fundador e primeiro Presidente da Sociedade Espanhola de Ortodontia (SEDO), Fundador e Presidente permanente do Clube Internacional de Reabilitação Neuro-Oclusal (CIRNO), Fundador da Sociedade Espanhola de Periodontia (SEPA), Membro da Real Academia de Medicina da Cataluña, Membro de honra da Sociedade Francesa de Ortopedia Dento – Facial e Membro de honra do Clube Internacional de Morfologia Facial. Fonte: Associação Brasileira “Pedro Planas” de Reabilitação Neuro Oclusal – ABPP – RNO.

RNO
A RNO nada tem haver com a Ortopedia Funcional dos Maxilares ou quaisquer dos outros nomes que se dão aos tratamentos ortodônticos que se utilizam de aparelhos removíveis. Dr. Eduardo diz que infelizmente, aqui no Brasil, devido a uma má compreensão da RNO, relaciona-se a RNO com a Ortopedia Funcional dos Maxilares. A RNO atribui como causa da doença periodontal o chamado “trauma oclusal”. O trauma oclusal se dá quando há perda de contato dos dentes superiores com os inferiores. Dizendo de outra maneira, durante a mastigação é necessário que todos os dentes inferiores se esfreguem com todos os superiores, sem que haja perda de contato entre eles. É através do esfregamento de todos os dentes inferiores com todos os dentes superiores que os processos de desenvolvimento normal da boca ocorrem. A falta deste atrito produz uma falta de desenvolvimento na boca e como consequência, as arcadas dentárias se atrofiam surgindo aí os tipos de diagnósticos ortodônticos que conhecemos. Quando os dentes permanentes surgem nas arcadas e não há espaço.

Em crianças é nesse momento que as mães ficam muito preocupadas com a estética de seu filho e correm para buscar um tratamento para esse terrível mal, o desalinhamento dos dentes, e aí a odontologia responde com uma gama enorme de tratamentos ortodônticos, comenta doutor Eduardo. Sob o ponto de vista da RNO o pior é que essa boca continuará sem os necessários atritos dos dentes e por consequência produzindo o trauma oclusal. Muitos anos depois esse paciente inevitavelmente, perderá todos os seus dentes acometidos pela doença periodontal.

Prótese Total
Se os princípios da RNO fossem aplicados em seu melhor momento, isto é, na mais tenra idade das nossas crianças, certamente não haveria necessidade de nenhuma técnica para a correção ortodôntica e muito menos para a confecção de dentaduras por absoluta falta de quem delas necessitem, garante o doutor. A condição necessária para o equilíbrio da mastigação é a permanência de contatos das arcadas dentárias durante os movimentos da mastigação. 

O Dr. Eduardo Camargo explica como funciona, “A mastigação deve se feita de maneira alternada, direita e esquerda. O lado onde o alimento está sendo triturado é chamado lado de trabalho e o lado de balanceio é o outro. Se estiver mastigando do lado direito, este é o lado de trabalho, e neste caso o lado esquerdo é o de balanceio. Quando o alimento passa a ser mastigado do lado esquerdo este se torna o lado de trabalho e o direito passa ser o lado de balanceio. Para que não haja perda de contato entre as arcadas nem no lado de trabalho nem no lado de balanceio uma série de condições precisariam estar presentes. É um equilíbrio que deveria ocorrer durante toda a vida, desde a dentição decídua até a dentição permanente nos dentes naturais. Em uma prótese total o motivo é outro. Este equilíbrio é o que mantém fisicamente estável a prótese. Podemos facilmente imaginar se o paciente estiver mastigando de um dos lados e no outro não tiver contatos dentário, esta prótese se deslocará, provocando um desconforto muito grande ao paciente.

“Infelizmente há uma inversão de valores, ao invés de nós dentistas fazermos próteses adaptadas aos nossos pacientes, é o paciente que se adapta as próteses. Como a boca tem um extraordinário poder de adaptação ela se adapta ao pior dos dentistas”, afirma. O doutor citou ainda uma das mais importantes diferenças entre a técnica preconizada pela RNO e as demais, e explica o por que. As dentaduras no Brasil são confeccionadas com dentes de plásticos. Isto ocorre, entre outros motivos, porque esses dentes se desgastam com facilidade ajudando assim a adaptação do paciente à sua dentadura. 

Na técnica preconizada pela RNO os dentes são de porcelana, além de sua maior durabilidade e beleza, propicia ao paciente uma sensação que se aproxima mais aos dentes naturais. A RNO tem seu maior valor nas técnicas que propiciam a prevenção das más oclusões e da doença periodontal, técnicas que podem ser comparadas as vacinas da medicina, mas ela também abrange o mais tardio dos tratamentos odontológicos, as próteses totais aos pacientes que experimentam a morte de suas bocas, para tristeza de nossa odontologia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *