Um bom atendimento é crucial para todo e qualquer estabelecimento.

Hoje não é permitido empurrar um produto ou serviço para o cliente, como se fazia há um tempo. Infelizmente poucas pessoas se preocupam com um atendimento diferenciado e com a satisfação do cliente. O atendimento é o primeiro contato do cliente com a empresa e se não for feito de forma eficiente, o produto/ serviço pode ser o melhor, mas se toda vez que ele precisar tiver que passar por uma experiência ruim, não se submeterá mais a tal situação. Porém, se o atendimento for eficiente, e trouxer uma lembrança positiva mesmo que o produto ou serviço não seja o top of mind, o cliente vai optar pelo óbvio. Ser bem atendido e sair satisfeito.

Falta seriedade e satisfação em servir, a preocupação é maior em vender e não em vender bem. Se você vende bem, pode ser que o cliente não leve o produto naquele momento mas ele volta pra buscar, agora, se você quiser apenas vender não tenha tanta certeza que esse cliente voltará quando precisar.

Vou contar uma experiência vivida por mim que foi o contrário de um atendimento cordial e simpático, mas valeu a experiência. Procurando por um presente especial, passei por uma vitrine e me encantei com um manequim, pensei é esse! Entrei e uma pessoa veio em minha direção. Perguntei quanto era a peça que estava na vitrine, com um sorriso no canto do rosto ela me mediu e respondeu “Não temos roupa pra você!”.

Quem me conhece sabe que tenho a aparência esguia e a loja era moda plus size, portanto, eu sabia o que estava fazendo ali. A expectativa de presentear uma pessoa especial com um produto bonito e bacana caiu por terra e momentaneamente fiquei sem reação, porque, além da pessoa não ter respondido o que eu perguntei ela sem querer me mandou embora. Respondi que era uma pena porque estava procurando um presente, agradeci e fui embora. Um tempo depois, como eu sempre passava em frente aquele estabelecimento percebi que a pessoa que me atendeu era a proprietária…

… o que me deixou ainda mais assustada porque não era apenas uma pessoa sem treino, e sim, uma profissional sem profissionalismo.

Esse atendimento torto se repete muito e com muitas pessoas. O bom atendimento agrega valor. Informe-se, profissionalize-se e saiba como servir o outro de atenção.

Uma vez participando de um workshop ouvi que um trabalho dez com atendimento sete perdeu o cliente. Um trabalho sete com atendimento dez e o cliente já é seu”. E é verdade, pense nisso. A vida segue!


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