Os processos seletivos estão mudando e cada empresa tem um método pra isso, algumas utilizam métodos mais tracionais e acreditem talvez você ainda poderá ter que responder em um teste que tipo de animal você seria, este, em uma tentativa de descobrir a sua personalidade, mas as dinâmicas de grupo estão ganhando espaço e os testes estão ficando audaciosos.

A empresa Natura, por exemplo, em um dos seus processos de seleção que durou 30 dias incumbiu alguns candidatos para que desenvolvessem um projeto social,depois de uma avaliação de desempenho as melhores notas avançaram e os selecionados foram escolhidos após uma avaliação criteriosa entre quais os candidatos realmente se identificavam com a cultura da empresa, além de outros quesitos como o trabalho em equipe.

Mudar a forma de recrutar é uma das estratégias que as empresas veem usando para atrair os melhores profissionais, os mais preparados, e mesmo com toda cautela as organizações não tem garantia que o escolhido será a pessoa certa para ocupar o cargo.

Vai uma dica para os que estão a procura de um emprego, o seu currículo pode ser o vilão caso não tenha sido selecionado para uma entrevista, ele é o cartão de visita pra quem busca uma recolocação no mercado. Bem estruturado e com conteúdo atualizado pode ser o seu passaporte. Ter muitos trabalhos para mostrar no currículo pode não ser muito bom, dependendo da organização e do cargo isso pode ser um ponto negativo na sua avaliação, enquanto para outras, ter muitas experiências pode ser interessante, afinal, adquirimos conhecimento por todos os lugares onde passamos, mas na maioria para atingir cargos de mais responsabilidade é preciso mostrar o que fez no cargo anterior, e se não teve tempo pra isso pode não ter o que mostrar, não é mesmo?

Para a contratação é preciso se enquadrar na função, no perfil da vaga e da própria empresa. Os bons profissionais buscam um projeto interessante, empresas onde eles possam crescer, querem se sentir desafiados, isso em qualquer função.

Tenha um plano pra você, pra sua carreira e não uma carreira de empregos. Algumas pessoas vivem reclamando do trabalho e um dos motivos dessa reclamação é a falta de planejamento. Ao iniciar um emprego, ou querer mudar de área, veja se o trabalho está de acordo com o que você almeja para que consiga fazer carreira. Não crie expectativas com um emprego apenas para não ficar desempregado, se não é aquilo que gostaria de fazer, logo você estará reclamando de novo. Mas se hoje o seu trabalho não é que você deseja, é simples. Todos nós precisamos trabalhar e se procurarmos fazê-lo da melhor maneira e com vontade, tudo será mais fácil. É preciso dar 100% de si e fazer a sua tarefa ser a melhor dentro da empresa. Por exemplo, se você é um profissional da limpeza e faz isso com vontade e com amor, vai fazer com que o seu trabalho seja o melhor. E se mesmo assim este não é o trabalho dos seus sonhos, não é preciso se acomodar, programe-se! Aperfeiçoe os seus interesses e vá à luta. Utilize das suas habilidades para escolher o próprio caminho, faça a sua carreira ou qualquer caminho servirá. Torne- se a pessoa certa no lugar certo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *